terça-feira, 26 de maio de 2015

Garatujas

As garatujas são os primeiros registros das crianças,na tentativa de representar o mundo e suas experiencias, rabiscos que podem ou não fazer sentido para nós adultos ,e podem ser usado como sondagem pelo educador para traçar um diagnóstico do que esse aluno já sabe ,do seu conhecimento das letras e dos números,das formas geométricas,o uso das cores...

Observe algumas garatujas:

Nesta garatuja,não há presença  simbólica do alfabeto,apenas traços,rabiscos e sequencia de cores.


Nesta garatuja já é possível identificar letras,ou tentativas de letras.

Acesse  o site  http://garatujasfantasticas.com/category/app/ GARATUJAS FANTÁSTICAS,é muito bacana,é um site educativo que explora a educação nos seus mais diversos campos,com projetos bem sucedidos realizados por educadores,dicas de cinema e apps, livros.E também possui jogos e  varias postagens sobre todo e qualquer conteúdo educativo e que envolva a criança.vale a pena conferir!




Bingo das letras

A fase da alfabetização é uma das mais importantes durante a  escolarização,e é a fase do sucesso ou do fracasso escolar,momento que sabemos que as taxas de desistência dos estudos é alta,e como o educador deve exercer suas práticas para que o fracasso escolar durante a alfabetização passe longe das escolas... A fase da introdução da escrita e leitura é complexa e exigi do aluno um total empenho cognitivo,e o educador pode se basear em algumas teorias  do lúdico e jogos na aprendizagem para elaborar jogos para esta fase,que alem de iniciar a escrita é importante estabelecer regras,cooperatividade e estimular o raciocínio logico da criança.Durante um trabalho na faculdade na disciplina de Didática elaborei um jogo simples,usando materiais  recicláveis,que pode servir para uma aula no inicio da alfabetização para o reconhecimento das letras.Segundo Emilia Ferreiro na obra: Psicogênese da  língua e escrita ,a criança trabalha o cognitivo através das hipóteses silábicas e é desta forma que ela elabora seu aprendizado diante das letras e silabas,e o professor mediando pode ajudar e auxiliar neste processo usando os jogos na alfabetização,que segundo Piaget  os jogos tem relação direta com o desenvolvimento  na construção da inteligencia.


JOGO BINGO DAS LETRAS:

 O jogo foi confeccionado com materiais simples,que se tornam recursos ricos para serem usados em sala de aula.

Materiais:
- Garrafa  plástica de 5 litros 
-2 garrafas de refrigerante 
-fitas adesivas
-cola quente
- 2 pedaços de madeira
- base (neste caso usei uma base de madeira de um jogo antigo)
- Impressões de cartelas de bingo com letras do alfabeto
-alfabeto móvel 

Infográfico

Você educador que está determinado a inovar suas aulas e apresentar os conteúdos de uma forma mais dinâmicas, super tecnológica deve conhecer essa super ferramenta que com certeza já viu em algum site,jornal, no metro...mas ainda não sabe o que é,e como criar.Então vamos lá, INFOGRÁFICO é um conjunto de imagens e informação sobre um tema selecionado,o Infográfico tem o carácter informativo/educativo,é uma ferramenta que possibilita tornar aquele gráfico,pesquisa,índices e noticias longos e cansativos em imagens ricas em informação e com animações que facilitam a associação da mensagem.Agora como fazer um infográfico,hoje na web existem vários sites em que é possível montar um infográfico,mas hoje o Upload do Saber selecionou duas plataformas simples que dão passo á passo de como utilizar o Easel.ly  e o Piktochart , os sites estão em inglês,mas não se preocupe porque a apresentação é simples,siga os passos e garanta um infográfico novo,e não se esqueça de compartilhar na web,para auxiliar outros profissionais da área,

Exemplos de Infográficos:




terça-feira, 19 de maio de 2015

Emaze

 Qual programa você usa para montar suas aulas,projetos, trabalhos ou ate mesmo suas reuniões pedagógicas...já sei,vai dizer Power point,realmente ele é ótimo, atende nossas necessidades e  é uma ferramenta fácil de usar,mas vamos inovar? Vamos conhecer o Emaze eo Prezi,são aplicativos grátis para a web para  criar apresentações simples e muito diferentes do power point,com animações seguindo o tema do seu projeto,com fontes diferentes,e assim como o tradicional power point também é possível inserir vídeos do Youtube ,imagens , fotos,áudios,tudo isso pra deixar suas apresentações ainda mais interessantes e impactantes.Para usar é necessário entrar no site e criar o seu cadastro com login e senha,nos dois aplicativos é possível usar online,ou aderir pacotes anuais com pequenas taxas para usar também na versão off. As páginas estão em inglês,mas aqueles que não dominam bem o idioma á opção de tradução,que fica em uma barra na parte de cima da página.Então agora não temos mais desculpas para ficar no arroz e feijão,vamos inovar nossas reuniões de pais,gestão ou ate mesmo projetos em sala de aula.

Acesse e confira:



               





segunda-feira, 18 de maio de 2015

Coursera


         Hoje o blog trás uma novidade para o curriculum dos educadores,nós sabemos que assim como um médico,arquiteto, farmacêutico... para nós educadores é fundamental  estar em um  processo constante  de formação,lembrando que um bom educador é aquele que uni sua prática a bons fundamentos teóricos.Que tal ampliar o currículo com cursos online em diversas areas do conhecimento,e o melhor grátis,aliás o melhor mesmo é receber o certificado de conclusão do curso de grandes  Universidades como: Stanford, Princeton , Penssylvania. Tudo isso através de uma plataforma chamada Coursera   que chegou ao Brasil Em parceria com  Fundação Lemann, que busca divulgar e ampliar o MOOCs (tradução: cursos online, gratuitos, massivos com tradução). Com a estratégia de divulgar ainda mais a plataforma no Brasil que já é o quinto maior público usuário da plataforma,investiram em uma parceria com o R7,que vai disponibilizar cursos no próprio portal! Acesse, não perca tempo,ganhe conhecimento em qualquer lugar á qualquer hora!


Links para atalho de busca:





parceria

domingo, 26 de abril de 2015

Objetos educacionais

O banco internacional de objetos educacionais  é um repositório criado em 2008 pelo ministério da educação, em parceria com ministério de ciências e tecnologias, o site tem o propósito de disponibilizar material educacional digital de livre acesso ,em diferentes formatos,os materiais disponíveis vão desde a educação infantil até ensino superior e modalidades de ensino! Acesse e começe a usar os materiais.



Currículo +

 Você educador,já conhece o site Currículo + ? É um site governamental,com uma super estrutura voltada para a educação, com conteúdos riquíssimos,o material é desenvolvido e selecionado para o ensino fundamental,desde as séries iniciais até o ensino médio.Uma nova prática pedagógica,que já está sendo inserida em muitas escolas estaduais da rede de ensino do estado de São Paulo.Os educadores da rede privada também pode fazer o uso dos materiais,e enviar materiais para serem analisados pela curadoria do site e se aprovados,passam a fazer parte do acervo do site. É fundamental que este estímulo de compartilhar ideias e materiais seja implantado na educação do país ,principalmente nas rede pública. Os materias podem ser encontrados como: aula digital, aúdios , livro digital ...e muitos outros. Hoje o blog vai destacar a ferramenta jogos , que é a forma mais interativa e divertida de envolver nossos alunos no mundo digital! O site tem várias indicações de jogos, com os mais variados temas, por exemplo: acentuação ,  plural , e muitos outros,não só de Português, jogos  relacionados com todas as disciplinas,e com vários níveis de dificuldade. Acesse e navegue pelo site,aproveite essa plataforma educacional para renovar o planejamento e as formas de abordar os conteúdos em sala!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Tagxedo

Hoje apresento um programa bem bacana e gratuito!
Alguns já devem ter se deparado em algum momento nas redes sociais ou em sites de busca,com as nuvens  de palavras.Super coloridas e com um visual super atraente e super simples de serem feitos,qualquer mortal é capaz.Hoje em especial vou falar do Tagxedo,é um gerador de nuvens de palavras,é fácil de usar e gratuito. Existem outros sites que possibilitam a criação da sua nuvem de palavra ótimos também,mas o Tagxedo tem mais funcionalidades. Ótimo para o professores de plantão,para dar um up! nas aulas,com mídias diferentes e coloridas,e para os alunos que queiram impressionar também é bacana para capas de trabalho,slides,status no face...Além disso as nuvens podem virar lindas camisetas,bolsas e ate canecas.Acesse,conheça e use as nuvens de palavras para incrementar seus trabalhos.

Assista um tutorial no Youtube:





terça-feira, 14 de abril de 2015

Guten News

Hoje o blog Upload do Saber, traz uma novidade para os educadores antenados, que acabou de sair do forno! A novidade se trata de um novo app,a princípio disponível para ipad's mas em breve em outras plataformas, uma nova tendência para estimular a leitura. Quem ai já ouviu falar em jornal news? Hoje em dia muitas pessoas já possuem apps de jornais online, mas já imaginaram um jornal News educacional? Sim, isso não  só é  possível, como já tem nome: Guten News. Jornal digital,interativo,educativo. O app foi criado por Danielle Brants junto a uma equipe altamente preparada e engajada em  inovar a educação e os conteúdos oferecidos aos jovens e professores. O app parte do princípio de manter os alunos informados com as principais notícias do mundo, mas mantendo uma linguagem adaptada ao público(Crianças de 08 á 12anos),retomar o hábito da leitura de notícias diárias e atuais.O App disponibiliza de edições novas a cada semana, com temas  variados que vai da falta de água, a o uso dos drones...assim como um diário comum, também é dividido em cadernos,o app apresenta as notícias de forma interativa é diferente, com uma linguagem simples e objetiva, com telas coloridas e fontes diferentes, para apaixonar os pequenos leitores, ao final das notícias encontramos atividades relacionadas ao tema lido, como, quiz,charadas, jogos... É um recurso bem completo, e o melhor NOVO! Ainda é possível que o aluno crie seu avatar de acordo com seu estilo, criativo, ágil, pensador... Destacando e estimulando as habilidades do aluno e inserindo e mediando um novo tipo de aprendizagem mas ativa,espontânea.E vale lembrar que o app não é só destaque para os educadores mas também os pais que procuram novas formas de entretenimento para os pequenos usuários dos tão famosos tabletes. Não fique de fora dessa! Vale a pena, baixe e navegue pelos conteúdos e insira em seu planejamento, inove, reinvente! Acesse, baixe e conheça um pouco mais sobre o Guten News.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Ensinando matemática!

Você conhece o Mangahigh.com ? Uma plataforma de jogos educativos matemáticos internacional,ótimo recurso para apoiar alunos e professores do ensino fundamental 1 á ensino médio.A proposta é aprender matemática brincando e interagir com outros alunos e escolas de diferentes países,Através de batalhas o "fai-to" desenvolvendo habilidades e ganhando medalhas para sua escola,estimulando a competitividade de forma lúdica e saudável,por um bem maior,a aprendizagem.Além da interação externa,no site também é possível que o professor acompanhe o desempenho de cada aluno,podendo indicar desafios como lição de casa para reforçar a matéria trabalhada em sala de aula.A princípio o site  libera o cadastro grátis por 30 dias,para cadastrar escolas ou turmas é necessário entrar em contato com a equipe no (orçamento).O site trabalha com dois idiomas,inglês/português.Esta versão do site da Mangahigh foi desenvolvida em parceria com o Programa SESI matemática.Acesse e confira!

terça-feira, 31 de março de 2015

Web x privacidade



Você se sente seguro ao navegar na web?
Diariamente temos dados compartilhados em sites de busca,redes sociais,lojas de departamento online,apps financeiros...etc. Atualmente usamos a web para sanar dúvidas,realizar compras,nos relacionarmos:redes sociais  ou até mesmo acessar sua conta corrente para verificar o saldo ou realizar alguma operação. Essa procura foi o auge para uma nova estratégia,hoje com a web 3.0 ( que pode organizar e oferecer  tudo que tem relação com o que você internauta, já tenha pesquisado ou acessado anteriormente,com o simples armazenamento de dados). A estratégia é criar um perfil digital,para cada usuário,através de suas preferências como: playlist, download de filmes,compras online,enfim,quanto mais informações você fornece  sobre suas necessidades,mais a web pode te oferecer como se fosse possível ler sua mente.Inteligência artificial,a ideia é genial,mas como fica a situação em relação a segurança e privacidade de dados e imagens. Você sabia que certos apps instalados nos smartphones por exemplo são fontes para esse compartilhamento de dados? Sim,a frase:"o inimigo mora ao lado",cabe bem neste contexto,na nova etapa da web 3.0. E com um simples toque é possível desativar alguns desses compartilhamentos de dados,e ficar um pouco menos exposto. E você internauta,o que pensa sobre a web 3.0? Ela supre e agiliza suas necessidades tecnológicas ou invade o mundo real? 

sábado, 21 de março de 2015

Cyberbullying! O vírus da rede


Você sabe o que é cyberbullying? Assista ao vídeo e saiba um pouco mais. 




A internet hoje sem dúvidas é a forma mais completa e atual de estabelecer comunicação e compartilhar informações. Mas como educar as crianças e jovens enquanto ao uso, tarefa difícil, estabelecer limites, afinal hoje todos portam um smartphone,capaz de acessar todo e qualquer conteúdo em questão de milésimos de segundos. O uso indevido por certas pessoas pode se tornar algo destrutivo e devastar vidas, denegrindo imagem, abalando a personalidade e estado emocional de crianças e jovens, que estão em plena formação pessoal e social. Estabelecer limites e educar pro respeito é um processo contínuo que deve partir do berço, a família tem o papel de mediar e orientar esses jovens não só em relação ao uso da internet, mas a tolerância ao próximo, o respeito a diferença, estabelecer e reafirmar valores que podem ser perdidos ou equivocados com o passar dos tempos.O cyberbullying é uma nova modalidade que precisa ser extinta. Os jovens devem ser conscientizados de que  violência seja ela verbal ou física não deve ser ampliada e ganhar novos termos. Nem dentro de casa através de telas, e nem nas escolas dentro das salas de aulas ou corredores.Você sabia que hoje o número de professores vítimas do cyberbullying cresceu assustadoramente.As rede virou diário,posts de como foi a aula,ou problemas na escola São cada vez mais comuns nas páginas de estudantes,não que a expressão por meio dos caracteres seja ruim,mas sem mediação pode prejudicar e muito o agredido e o agressor! 

quarta-feira, 18 de março de 2015

Um novo olhar para a aprendizagem através das telas.


Um novo conceito de educação surge, uma nova era, a era digital, a era das conexões. E esse novo conceito permite aos educadores explorar, criar, inovar. Mas convenhamos que inovar não é e nunca foi tarefa fácil. Ainda mais se tratando de uma área como a educação tão complexa e determinante. A tecnologia se tornou algo inerente ao ser humano. Hoje tecnológico se tornou um adjetivo que esta em alta. Mas afinal, o que é tecnologia? Como introduzir esse novo método a educação? Segundo o dicionário é o estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana. Como  iriamos pensar que hoje o cartão magnético por exemplo, seria usado para tudo,ou,quase tudo.Essa inovação chegou para facilitar, potencializar um serviço que já existia. E assim deve ser a ideia para adaptar tecnologia a educação, usando como apoio, facilitador, potencializando um processo que já vem sendo trabalhado em sala de aula. A tecnologia não chega para substituir o papel do educador, muito pelo contrario, chega para acrescentar recursos e melhorar o sistema de ensino, ampliando o processo de aprendizagem. Hoje a tecnologia tem um papel fundamental nas escolas, e planejamentos pedagógicos. Ser usada não apenas como pesquisas na internet, por exemplo, com o principio de cópia, mas de ampliação de um processo de aprendizagem já estabelecido pelo educador. É propor ao aluno que se torne um ser pensante, critico pesquisador do seu próprio conhecimento, potencializando o conhecimento. Claro que essas mudanças e adaptações não acontecem de forma rápida, é um processo, através de etapas, aos poucos, na medida em que as necessidades surgirem. O educador tem um papel de extrema importância em meio a este processo, estar apto a conhecer e explorar novos recursos, disposto a estudar, debater sobre o assunto, através de algumas ferramentas como, blogs, grupos, projetos para discussões de como tornar a tecnologia uma ferramenta útil, para uma educação mais eficiente e dinâmica. A proposta não é substituir cérebros por maquinas, mas sim capacitar e desenvolver ainda mais o mesmo.

"No futuro, não haverá suportes físicos para elevar a informação".

Pierre Levy